quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vida social parental (antes, entre o nascimento e os 5 e depois dos 5 anos)

Ultimamente tenho pensado muito nisto e chego a conclusão que a vida social de uma família tem 3 fases:

-Antes de ter filhos: Nesta fase a família constituída por marido e mulher faz o que bem entende. Vai passar os fins de semana onde quer, janta onde e às horas que quiser. Os amigos são os amigos de longa data que, eventualmente também sem filhos, frequentam a nossa casa e nós a deles, combinamos cinema, jantaradas, ferias no estrangeiro, a dois, a quatro, a mais mas sempre com adultos.

- Depois de ter filhos até 5/6 anos: A família está na fase casulo. Nos primeiros anos após a vinda de um (ou mais) filhos, a família recolhe-se em fraldas e noites mal dormidas. Os amigos ficaram em segundo plano e os avós, tios e familiares próximos passam a ter um papel fundamental na vida do casal. A vida social do casal resume-se a um jantar rápido a dois enquanto a(s) criança(s) ficam nos avós ou na babysitter e passamos a ter tendência a escolher os nossos amigos que já têm filhos para um lanchinho (pois jantaradas com amigos está fora de questão). Vivemos basicamente para os nossos filhos e erradamente mas eventualmente esquecemo-nos um pouco que existimos como adultos também.

- Depois dos 5/6 anos dos nossos filhos: A nossa vida social volta a estar em alta MAS com a diferença que são os nossos filhos que mandam nela! Ora são festas de aniversário dos amigos, lanches em casa dos amigos e vice versa, almoços em casa dos amigos e vice versa, eventos do colégio, eventos arranjados pelos filhos e amigos que incluem cinema com os amigos e pais dos amigos. Basicamente, eles tratam da nossa vida e nós se queremos ter vida social, mais vale conformarmo-nos com isso e porque não, divertirmo-nos com isso também. Também faz falta os momentos familiares sem participação externa é verdade e por vezes acabamos por ter de recusar alguns desses eventos sociais dos nossos filhos. Também têm que aprender que não podem ir a todas e têm de optar e caramba, nós também temos algum direito a escolher as atividades a fazer, certo? Afinal se vamos participar nelas, convém que os pais também estejam felizes.

Resumindo, gosto muito desta fase em que voltamos aos poucos a ter vida social. É verdade que as coisas mudam, os gostos mudam e até os amigos mudam. Os nossos amigos antigos vão ser sempre os nossos amigos mas há que abrir portas a novas amizades. E esta fase acaba por ser isso mesmo. A porta de abertura à entrada de novas amizades na nossa vida. Porque é natural que alguns pais dos melhores amigos dos nossos filhos, passem também a ser grandes amigos nossos não é? É a ordem natural das coisas...

Vai haver a altura em que a nossa vida social vai mudar novamente, quando eles já não nos quiserem na vida social deles. Até lá, vamos mas é aproveitar enquanto eles gostam que participemos!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário